ADVOGADOS


Idiomas
  • Inglês

Claudia Chagas

Sócia

Secretária Nacional de Justiça e líder da equipe do Ministério da Justiça que, entre 2003 e 2007, criou o Departamento de Recuperação de Ativos Ilícitos e Cooperação Jurídica Internacional e iniciou a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Possui 24 anos de experiência como integrante do Ministério Público.

Durante esse período transitou pela área Penal, de Fazenda pública e mais recentemente mergulhou em processos disciplinares administrativos no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), do qual foi Conselheira entre 2010 e 2013. Foi coordenadora da Assessoria Jurídica em Matéria Administrativa do Gabinete do Procurador-Geral da República, entre 2013 e 2017. Foi Diretora da Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT).

Atuou na assessoria de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Integra a equipe do FeldensMadruga em Brasília desde o início de 2018, onde atua nas áreas de Penal e de Administrativo, bem como nas representações junto aos tribunais superiores. É membro do Instituto dos Advogados do Distrito Federal (IABDF).

Formação

Mestre pela Universidade de Brasília (UnB), com tese sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI)
Graduação em Direito pela Universidade de Brasília (UnB)

Publicações

CHAGAS, Claudia Maria de Freitas Chagas. Acesso à informação e intimidade: um dilema do Estado Democrático de Direito. Editora D´Plácido, 2017.

Voltar