EM DEBATE: CORRUPÇÃO PRIVADA NO BRASIL

A Comissão Anticorrupção e de Compliance do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP) reuniu-se, em São Paulo, para discutir o tema da criminalização da corrupção privada, com ênfase nos diferentes modelos jurídicos que podem ser adotados e seus potenciais reflexos.  

Leia mais

GIR PUBLICA NOVA EDIÇÃO DO “EMPLOYEE RIGHTS KNOW-HOW”

O Global Investigation Review (GIR) acaba de publicar a nova edição do “Employee Rights Know-how”, referência para o trabalho de advogados e diretores jurídicos de companhias de todo o mundo. O capítulo sobre os direitos e deveres de empregadores e funcionários, no contexto de uma investigação interna foi escrito pelos especialistas no tema do escritório FeldensMadruga, Ana Maria Belotto e Carlos Wehrs.

Leia mais

LEI ANTICORRUPÇÃO EM DEBATE

IMG_20180606_114042980 

Em menos de cinco anos de existência, a Lei 12.846/2013, “Lei Anticorrupção” impôs grandes desafios ao nosso sistema jurídico de persecução criminal e responsabilização civil e administrativa. A lei não introduz a responsabilidade penal da pessoa jurídica, mas sua responsabilidade objetiva por atos de corrupção.Em debate organizado pelo FRONT (Grupo de Estudos de Direito Processual Penal Transfronteiriço) do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) autoridades jurídicas no tema discutiram as principais questões do momento, com foco na questão da coordenação entre os órgãos da administração pública e cooperação jurídica entre países.

Leia mais

COLABORAÇÃO E LENIÊNCIA PÓS-LAVA JATO

O “8º Encontro Anticorrupção Brasil”, promovido pelo American Conference Institute (ACI), em São Paulo, nos dias 23 e 24 de maio, contou com a presença dos maiores especialistas no tema do país. Antenor Madruga, sócio do FeldensMadruga, moderou o painel "Reflexões sobre o combate à corrupção no Brasil: Evolução de novos casos e como as autoridades de execução estão colaborando", juntamente com Henrique Machado Moreira, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Carla Veríssimo da Procuradoria Geral da República (PGR/MPF) e Beatriz Lopes de Oliveira, do Ministério Público Estadual de São Paulo (MPE-SP).

Leia mais

ADVOGADOS DO FM DISCUTEM EXTRADIÇÃO NO IDP

Foto 2
 
“Extradição e Nacionalidade brasileira: estudo do caso Claudia Hoerig” evento promovido pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), na noite do 21 de março, contou com a palestra do sócio Antenor Madruga. O evento foi organizado pelos professores da instituição, Maria Rosa Loula, Doutora em Direito Internacional, e Vladimir Aras, Procurador Regional da República que também atuou no processo em questão. Também palestraram como convidados: Paulo Cesar Rodrigues, juiz federal que participou da instrução do caso no Supremo Tribunal Federal (STF); e Tácio Muzzi, diretor adjunto do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça (DRCI/MJ), autoridade central em temas de extradição.

Leia mais

FM CELEBRA MULHERES PIONEIRAS NA ÁREA JURÍDICA

Cerimônia_Web_258     A Procuradora do Estado do Rio Grande do Norte, Zélia Madruga, e a Procuradora Federal, Jovita Wolney Valente foram as primeiras juristas homenageadas pelo Escritório FeldensMadruga em sua galeria de retratos, ao lado do Dr. Carlos Mathias e do Dr. Maurício Bastos.

Leia mais

Professor Carlos Mathias Recebe Homenagem

Carlos Mathias editada

Foto: César Rebouças

O Escritório FeldensMadruga de Brasília realizou coquetel em homenagem ao professor da Universidade de Brasília (UnB), escritor, presidente da Associação Brasiliense de Letras e desembargador, Carlos Fernando Mathias. Nascido no Rio de Janeiro, chegou a Brasília em 1962.  Foi Subprocurador-geral do Distrito Federal, presidente do Conselho de Direito Autoral, desembargador federal do Tribunal Regional Federal (TRF/ 1ª Região), tendo exercido a função de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre outros cargos.

Leia mais

De promotor a advogado: uma visão a partir dos dois lados

Antenor Madruga Latin Lawyer

Foto: Divulgação

A “5ª Conferência Anual de Investigação Anticorrupção”, realizada pela Latin American Corporate Counsel Association (LACCA), em São Paulo, no último dia primeiro de novembro, contou com a participação do Escritório FeldensMadruga. Antenor Madruga foi um dos painelistas na mesa formada por ex-agentes de investigação do Estado que hoje atuam como advogados em casos anticorrupção. Foram abordados os desafios encontrados no cotidiano dessa prática jurídica em constante transformação, bem como os erros mais comuns cometidos por empresas envolvidas em investigações anticorrupção,  trazendo orientações sobre algumas formas  para evita-los.

Leia mais

Antenor Madruga debate a colaboração entre o particular e o Estado

Antenor InVerbis editada

Foto: Divulgação

O sócio do Escritório FeldensMadruga realizou em Natal, RN, no último dia 9 de novembro, palestra sobre o ambiente jurídico de incentivo à colaboração entre o particular e o Estado, durante evento de lançamento da 42ª Edição da Revista Jurídica InVerbis, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Leia mais